sexta-feira, 27 de julho de 2007

Segurança e primeiros socorros

Realmente importante a preocupação do Marcão. Todo cuidado com a segurança é pouco hoje em dia...

Outra preocupação recorrente é com a nossa integridade física e os cuidados que devemos tomar, afinal, acidentes acontecem com certa frequência, de forma mais grave ou menos grave. Como não podemos andar com o SAMU nos acompanhando, seria bom que alguns de nós soubessem técnicas de primeiros socorros. Se alguém tiver conhecimento de cursos formais ou mesmo informais, com técnicos da área, nos avise. Sugiro que formemos desde já um Kit de primeiros socorros, sendo que cada um levaria ao menos um dos ítens. Eu levarei band-aid, algodão e a pomada para cortes.

- Algodão absorvente;
- Band-aid
- Anti-histamínico para reações alérgicas;
- Solução antisséptica;
- Aspirina e paracetamol;
- Fita adesiva larga;
- Pomada para tratar cortes ou furos;
- Micropore;
- Colírio para irritação;
- Pedaços de gaze;
- Luvas cirúrgicas descartáveis;
- Tesoura;
- Fósforos;
- Agulha de costura para ajudar a remover lascas;
- Pinças.

Selecionei também algumas dicas colhidas na internet:

ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO MÉDICA
Uma pessoa com condições médicas sérias - tais como diabetes, alergia a medicamentos ou cardiopata - deve carregar informações sobre sua condição em uma corrente ou bracelete, ou em um cartão que pode ser carregado no bolso ou carteira, para que cuidados próprios possam ser dados em uma emergência.
Se você for o responsável pelo resgate, certifique-se de procurar a medalha ou cartão. Se você ou um membro de sua família tiver uma condição médica que ameaça sua vida, obtenha uma etiqueta, medalha ou cartão de identificação médica em uma farmácia ou hospital local e tenha consigo o tempo todo.

OSSOS QUEBRADOS
Ossos Quebrados (fraturas) normalmente não oferecem risco de vida. Uma fratura pode não ser visível a você pela pele. Sintomas incluem dor intensa, inchaço, dor intensa ao tentar mover a área ferida, ou que está sangrando. Um osso quebrado sempre requer atenção médica.
CUIDADOS IMEDIATOS: Chame alguém para ajudar, ou telefone para o número de emergências local. Não mova ou endireite o osso quebrado. Colocar uma tala não é necessário a menos que a pessoa precise ser movida sem ajuda do pessoal do resgate, ou a menos que a fratura esteja bloqueando a provisão sanguínea ao membro. Se o local da fratura estiver deformado e a pele no local da fratura estiver fria, empalidecida e roxa, puxe pelo comprimento suavemente - coloque uma tala no membro para endireitar a fratura.

HEMORRAGIA
Enquanto um corte menor eventualmente pare de sangrar, um corte maior pode requerer elevação e pressão direta na ferida. As metas de um tratamento de primeiros socorros são controlar a hemorragia e prevenir a infecção. Se luvas cirúrgicas descartáveis estiverem disponíveis, use-as.

CORTES MENORES
Um corte menor danifica a camada externa da pele.
CUIDADOS IMEDIATOS: lave a pele ao redor do ferimento com água e sabão. Mantenha o ferimento sob água corrente por cinco minutos para remover toda sujeira e bactérias. Seque-a delicadamente e aplique Ungüento de Bacitracin e coloque uma bandagem estéril sobre a ferida.

ABERTURA DOS FERIMENTOS
Se um ferimento não ficar junto em suas extremidades, envolva uma bandagem de gaze (ou uma camiseta ou meias limpas) ao redor do ferimento e procure um médico ou hospital de emergência. Sempre vá ao departamento de emergência: se o ferimento tiver vidro; se for na face, mãos ou fundo do pé ou se ocorrer em uma pessoa com baixa circulação. Se um objeto estiver aderindo ao ferimento, não o remova. Envolva levemente uma bandagem de gaze ao redor da ferida e vá ao hospital mais próximo.

HEMORRAGIA SEVERA
Um ferimento que é profundo, com bastante hemorragia, ou tem sangue jorrando dele (causado pela hemorragia de alguma artéria), não pode coagular e não deve parar a hemorragia.
CUIDADOS IMEDIATOS: Peça alguém para pedir ajuda, ou telefone para o número de emergências local. Eleve o ferimento e aplique pressão direta.

HEMORRAGIA INTERNA
Suspeite de hemorragia interna se a pessoa estiver em uma colisão de veículo ou de bicicleta, tenha caído de um lugar alto ou levou um soco intenso na cabeça ou corpo.
Sinais e sintomas incluem tosse ou vômito com sangue (ou uma substância que parece café); dor no peito, abdômen, ou área pélvica; pele fria e úmida; ou pulsação rápida ou fraca.
CUIDADOS IMEDIATOS: Peça a alguém para pedir ajuda ou telefone para o número de emergências local se a pessoa não necessitar de assistência imediata. Cheque as vias aéreas, respiração e circulação. Se a pessoa estiver vomitando vire-o de um lado para outro para prevenir engasgamento. Fique com a pessoa até que o socorro chegue.

DANOS ÀS COSTAS E PESCOÇO
Danos nas costas e pescoço são sempre sérias. Uma vértebra quebrada pode danificar ou cortar a corda espinhal. Nunca mova a pessoa a menos que esteja correndo risco de vida (tais como fogo, explosão, ou prédio caindo).
Sempre suspeite de danos nas costas, pescoço e cabeça se você chegar a uma pessoa que estiver na água e inconsciente; que tenha caído de uma grande altura; que estava em uma colisão de veículo ou motocicleta.
Se a pessoa estiver consciente, sintomas podem incluir rigidez do pescoço ou dor, dor de cabeça, dores nas costas; sensação de formigamento nas mãos e nos pés, ou incapacidade de mover pernas e braços.
CUIDADOS IMEDIATOS: Peça ajuda a alguém, ou telefone para o número de emergências local se a pessoa não necessitar de assistência imediata. Cheque vias aéreas, respiração e circulação.

ASMA
Asma é o estreitamento dos tubos bronquiais no pulmão. Uma pessoa tendo um ataque de asma tem dificuldades para respirar, fica ofegante, torna-se ansiosa (tentando conseguir mais ar) ou pode fica roxa.
CUIDADOS IMEDIATOS: Pergunte à pessoa se ela tem asma e se está carregando um inalador. Ajude-a no uso do inalador. Caso contrário, procure ajuda ou telefone para o número de emergências local se a pessoa não precisar de assistência imediata. Se a pessoa não for asmática ou tiver problemas do coração, trate o caso como uma severa reação alérgica. Ajude a pessoa a ficar em uma posição confortável para respirar (geralmente sentada na vertical). Fique com a pessoa até que a assistência médica chegue.

Nenhum comentário: